segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nós e nosso trânsito infernal...


Quando infante, gostava de assistir, os filmes do francês Jaques Tati. Ou melhor, gosto de assisti-los novamente, quando esses nos são disponibilizados, ou então conseguidos. Um deles que me fez a cabeça, foi o “ Monsieur Ruloutt nesse trafego maluco”... isso foi á pela década de 1960... como poderíamos classificar, agora, nestes tempos, como está nosso trafego, ou melhor o tráfego dos veículos por esse mundo a fora?
Pois, dias destes, para passar pela marginal do Tiete, em Sampa, demoramos somente 3,5 horas,... só para vencer os tais 8 km.
A “coisa”, ta complicada, e vai complicar mais e mais. Agora inventaram de se construir mais três faixas para rolamento, em cada lado das margens do rio Tietê, na tal marginal do Tietê.
A pergunta que não quer calar: de que adiantará essas novas 6 faixas para rolamento do tráfego se as saídas e entradas serão verdadeiros funis, onde os veículos não terão chance de entrar e sair com as velocidades ideais para que não haja engarrafamentos, isso esses mesmos de agora.
Se traçarmos um paralelo, do quintal de lá, para o quintal de cá, veremos que muda os mosquitos mas a coisa é a mesma.
Existem, ou existirão avenidas para fluxos rápidos, mas... as saídas e entradas não tem as mesmas condições de suportar esses fluxos de veículos. Ainda com certos agravantes, o povo motorizado de cá, não tem a mesma educação para o trânsito dos de lá... há um certo hábito de se enfileirar, em filas únicas e sem lógica. Transita-se à esquerda e em seguida, rumam para as direitas e vice e versa. Sinalização é coisa que se aprende e não se pratica. Ou seja na prática a teoria é outra, como dizia o Joelmir.
E por falar em trânsito: ( vamos ser palpiteiros de obras feitas) ah! Não nos consultaram antes, por isso arvoro-me o direito de palpita. Disseram que está terminada a duplicação da 9 de julho, lá pelas bandas da rodovia( ou no começo da duplicação de lá prá cá, se eu estiver aqui...óh!) então... a pergunta que não quer calar(2) será que os ditos engenheiros, não poderiam ter tirado aquele CAROÇO, no final da 9 de julho, ou no começo dela duplicada de lá prá cá. De lá prá cá prá cá num tem tanto problema, mas de cá prá lá, ou seja quando queremos ir para Campinas, a coisa muda. O CAROÇO,tira a visibilidade das pistas e quando nos apercebemos estamos no rumo de Sorocaba, e a correção de rumo tem que ser abrupta, e para a maioria dos desavisados, sobram as tais “agulhas” como dizem os cariocas, e o pobre e infortunado motoristas se vem no “mico” de sair fora das pistas.
Mas com muita certeza será uma nova inauguração. Claro os custos já foram cobertos por nossos muitos impostos ou na pior das hipóteses...os pedágios são tão baratos, que ...que ... que tal termos novos aumentos das tarifas....
Preparem-se que os reajustes virão e no mês que vem...
ÊTA Transito maluco, e quão maluco somos em aturar tudo isso e ...ficarmos inertes...temos que fazer mudanças...ah! o Código de Trânsito existe? E as bicicletas nas calçadas....faz tempo que não os lembro disso, não podemos deixar que continuem... nem as bicicletas nas calçadas, tampouco aqueles que as deixam por lá transitarem...pensem nisso...

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