quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Que dizer, se penso que já disse tudo.

Dias desses vi a montagem de uma frase, que no mínimo é surreal, vamos a ela.

“ A Coisa do coiso, não coisa”...

logo em seguida a pergunta: “Coisou a coisa, coiso?”


E o pior é que se entenderam. Entenderam?

É isso que tem de bonito a língua falada. O difícil é traduzi-la ou transcrevê-la no papel.

Outra coisa que me deixa perplexo, são as(os) taquígrafos(os) profissionais, que ficam com aquelas maquininhas de poucas teclas, cutucando e cutucando, e num é que nos fim das contas conseguem transcrever na íntegra os discursos por mais inflamados que possam parecer, ou melhor por mais que pareçam inteligíveis, ele(as) conseguem o “milagre” de transcrevê-los.

Nos anais das câmaras legislativas, isso é comum. E me deixa perplexo, encantado seria a palavra mais adequada para quando vejo e encanto-me.

Viram. Pensei que havia dito tudo. Faltava isso, e eu pensei que nada me deixava perplexo.

Assim como já me acostumei com as bicicletas circulando pelas calçadas, nas contra mãos, em contrário as regras do trânsito. Assim com me acostumei com aqueles que deveriam coibir esses abusos e não fazem por preguiça, ou por falta de vontade, ou por total negligência com os seus patrões que somos nós os contribuintes, e afinal eles recebem salários oriundos dos impostos.

Acostumei-me também com as malditas lombadas, que apesar de proibidas, aquelas que estão em desconformidades das leis, ainda persistem. Acostumei-me com os descasos com que se tratam esse assunto e outros.

Acostumei-me com a arrogância de uns, com a empáfia de outros. Acostumei-me com as pequenas autoridades, que pensam que são otoridades. Êpa! Que pensam que representam as otoridades. Êpa, de novo!!!! Pensam? Pensam que pensam....

Até com isso me acostumei.

Não adianta fazer chover, no molhado! . Ou ainda bater prego na areia, como diziam os filósofos.

Que o negócio não está prá brincar, diria outro filósofo de garrafa. Mas temos algumas armas. A primeira delas é a Educação. A Primeira delas é cultura. Êpa! As duas em primeiro lugar. Aí a “coisa fica boa”,...pergunto ao “coiso”....fica ou não fica boa a situação se melhorarmos a educação e a cultura do povo em geral.

Com muita certeza elegeremos melhor, cobraremos com mais ênfase, e as “otoridades” descobrirão que são passageiros desse bonde histórico, e colocar-se-ão nos seus devidos lugares....

É isso,”coiso”. Não tinha nada prá escrever somente um ranço de indignação, perplexidade e outras coisinhas mais que, me permiti destilar...

Então para completar,..participem da criação do nosso Fórum Municipal de Cultura, o nosso fórum de discussão que esperamos seja Permanente sobre a Nossa Cultura... interem-se... interajam...enfim,...participem

(Foto: palavras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário